quinta-feira, 18 de junho de 2009

REALINHAMENTO SALARIAL: Chefe da Casa Civil propõe reunião extraordinária do GAE





Nesta quinta-feira, dia 18 de junho, os presidentes da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, Cel Jorge Luiz Prestes Braga, da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes, Aparício Santellano e da Associação dos Servidores de Nível Médio (ABAMF), Soldado Leonel Lucas, foram recebidos pelo Chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel. O secretário da Segurança Pública, Gen Edson Goularte e o vice-presidente da AsofBM, Ten Cel Jair Beltrami também participaram da audiência.

Na ocasião, os representantes das entidades apresentaram a inconformidade com o aumento de 24% concedido aos Delegados de Polícia. De acordo com o Cel Braga: “Sentimo-nos relegados a um segundo plano. Estivemos com todas as lideranças da Assembleia Legislativa, falamos com diversos deputados e todos nos disseram que não iriam aprovar o projeto dos Delegados enquanto o nosso não chegasse naquela Casa, entretanto, não foi o que fizeram. Foi quebrada uma isonomia história entre os Oficiais da BM e os Delegados de Polícia. Há tempos nos pedem paciência, mas nosso prazo se esgotou no momento em que o aumento dos delegados foi aprovado pela Assembléia Legislativa. Julgamos que a questão do percentual de reajuste aprovado para os delegados será de imediato estendido aos Oficiais Superiores, pois isso é uma questão de Justiça e não imaginamos outra hipótese diferente”.

O Secretário de Segurança intercedeu pelos policiais militares, destacando o fato de que apesar da característica baseada na hierarquia e na disciplina, os militares têm um limite, não podendo viver sem esperanças. “O militar de modo geral, não é propenso a aventuras, mas ele fica triste, aborrecido, voltado para si próprio e nesse momento deixa de fazer o que a sociedade espera dele. Quando tudo estiver ruim nós só podemos recorrer a Deus e a polícia. Isso deve ser levado em consideração. Não podemos perder o controle, precisamos ter essa sensibilidade até mesmo para justificarmos a permanência no cargo que ocupamos”. O Gen Goularte ainda afirmou que se foi concedido reajuste aos Delegados de Polícia, acredita que há espaço para a discussão de um realinhamento salarial na Polícia Civil e na Brigada Militar e entre as duas Instituições, restabelecendo o equilíbrio que existia antes dos 24%.

O Ten Cel Beltrami destacou: “Não estamos aqui para propor, isso já fizemos. Temos um projeto complexo e reestruturante que construímos junto com o Comando da BM. Percorremos todos os caminhos democráticos, e desde o dia 12 de maio esse projeto está com o Governo. Estamos aqui para recebermos uma sinalização”.

O Chefe da Casa Civil finalizou: “Fizemos o ajuste nas contas públicas, agora vamos fazer o ajuste estrutural, nos planos de carreira, e acoplado a isso, vêm os reajustes salariais”. Wenzel se propôs a agendar uma reunião extraordinária com o Grupo de Assessoramento Estadual para a Política de Pessoal (GAE) para a semana que vem para tratar do assunto. “Vamos buscar uma resposta para vocês, vamos tratar com profundidade esse tema. Sobre os 19% (Lei Brito) para os Oficiais Superiores já existe a sinalização da Fazenda e do Planejamento sobre a possibilidade desse pagamento”.

Fonte : Asof bm

Nenhum comentário: