quarta-feira, 22 de outubro de 2008

18 de Novembro - Comemoração do Aniversario da Brigada Militar

Aos quinze dias do mês de outubro do ano de 1892, era assinada a Ordem do Dia de nº 1, em que o Major do Exército Joaquim Pantaleão Telles de Queiroz. Comissionado ao Posto de Coronel, assume o Comando da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. No mesmo ato, extingue-se a Guarda Cívica ou Corpo Policial, devendo o pessoal integrar a Brigada Militar.
A ordem do dia de nr 2, do mesmo dia, dizia, para conhecimento e devida execução, faço publico o ato nr 357 de 15 outubro de 1892, pelo qual o Vice Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, resolve criar a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. OBS O GABRIELENSE -
O Dr Fernando Abott, secretário de Estado dos Negócios do Interior e Exterior, no exercício do cargo de Presidente do Rio Grande do Sul, resolve criar a Brigada Militar do mesmo Estado.
A referida Brigada terá um estado maior, que se comporá de um comandante com graduação de coronel, um capitão assistente, servindo de secretário, um dito quartel mestre geral. Dois ajudantes de ordens (alferes ou tenentes tirados do corpo).
Estes oficiais perceberão os vencimentos constantes das tabelas nr 02, catalogadas no Livro Crônicas da Brigada Militar do Cel Helio Moro Mariante Paginas nr 117 edição 1972, , a seguir formar-se a Brigada Militar, de três corpos, sendo dois batalhões de infantaria e um Regimento de cavalaria, tendo cada um o pessoal constante da tabela nr 1, Livro Crônicas da Brigada Militar de Cel Hélio Moro Mariante Pág 116, edição de 1972, a referida Brigada compor-se-á também de três corpos da reserva nas mesmas condições da Força ativa os quais serão desde já organizados para entrarem em serviço, quando as circunstancias e reclamarem.
Até a expedição do regulamento para a mesma Brigada, reger-se-á esta pelas práticas seguidas nos regulamentos militares . Fica extinta a atual Guarda Cívica., Palácio do Governo, em Porto Alegre, 15 de Outubro 1892- Dr Fernando Abott- conforme Diretor- Geral- Aurélio Veríssimo de Bitencourt.
A milícia Gaúcha viu acrescida em seu quadro de mais uma unidade - o 2º Regimento de Cavalaria , que tantos e tão assinalados serviços viria prestar ao Estado e a Nação, o Quartel do 2º RC, foi projetado pelo engenheiro João Pianca e a construção fiscalizada pelo engenheiro Oscar Amazonas Pinto, foi inaugurado em 15 de outubro 1920, Criado em 21 de Fevereiro de 1913, seu primeiro Comandante foi o Ten Coronel Juvêncio Maximiliano de Lemos e sua sede a cidade fronteiriça de Santana do Livramento, irmã-gêmea de Rivera, República Oriental do Uruguai, o 2º R P Mon , Regimento Cel Juvêncio, tem como Patrono o Cel Juvêncio Maximiliano de Lemos,
2º R P Mon
Regimento Cel Juvêncio – Sede Santana do Livramento-Data da Criação 04 Fevereiro de 1913- Alterações- 2º RC de 04-02-1913 a 21-04-1961
2º R P Mon de 21-04-1961 até a presente data.
Aquartelamento - Inicialmente em uma chácara nas imediações da cidade, posteriormente esteve aquartelada provisoriamente, em três casas fronteiras à praça Gal Osório e num barracão construído no local onde hoje se encontra a Enfermaria Regimental.
Em Sede própria a partir de 15 Out 1921 a data de sua inauguração, ocupando definitivamente em março de 1922.

Corpo Policial - Missão Especial – Pequeno Relato
No dia 12 de julho de 1849 um forte contingente policial da corporação seguiu para a zona de Tramandaí, com a finalidade de impedir o desembarque, em qualquer ponto daquela costa, de escravos africanos a bordo de um navio-negreiro, conforme denuncia chegada ao conhecimento do governo, o que foi conseguido graças às medidas tomadas.
Neste ano, 1849, comandava o Corpo Policial e Ten Cel Sebastião Barreto Pereira Pinto.

Policias Municipais

O Presidente João Lins Vieira Cansansão de Sinumbú, criou em 1854, várias polícias municipais locais, com elementos da Guarda Nacional, que ficavam dispensados dos serviços desta.
Não percebiam vencimentos do erário público enquanto “bem servirem em tais polícias”, sendo pagas por particulares.
Tiveram intensas atuações nos municípios de São João Batista de Camaquã, São Vicente, Ibicui Grande, Santana do Rio dos Sinos, Mostardas, Pontas do Arroio Vacacai e Salso, Bajé, Aldeia dos Anjos, Pedras Brancas e Vacaria., Atuais Municípios de Camaquã, São Vicente, São Gabriel, São Leopoldo, Mostardas, Bagé, Guaíba e Vacarias, respectivamente.
Neste espaço de tempo compreendido entre os anos de 12 Julho 1849 a 15 Out 1892, a Guarda Nacional, e o Corpo Policial, entravaram várias escaramuças, defendendo as ordens legalistas, após este período, eis que atinge, a Brigada Militar, a fase verdadeiramente policial-militar.
Seus efetivos, agora passam agora a serem empregados, exclusiva e integralmente, no serviço policial, sem descuidar, obviamente do seu preparo militar, como força auxiliar do Exército Brasileiro, a fim de bem desempenhar sua missão constitucional no contexto das forças armadas.Difícil precisar-se o término da fase de transição para essencialmente policial militar , pois que esta se impôs paulatinamente, sem um marco que distinguisse perfeitamente uma da outra, apenas para efeito de registro foi escolhido o ano de 1950, todos os historiadores Brigadianos são uníssonos neste parâmetro, este humilde trabalho vem consolidar esta data, trazendo relatos a partir deste ano, como o marco da Brigada Militar, Polícia-militar neste município. Jamais esquecendo que por ocasião da famigerada guerra de 1923, aqui em nossa cidade de São Gabriel tivemos o Terceiro Corpo Auxiliar da Brigada Militar que permaneceu aquartelada nos anos de 1924 a 1925 no Quartel do Forte de Caxias na Subida do Forte, ano que é suspenso o Serviço de aviação da Brigada Militar em 02 Jan 1924
Fonte : ACASBM SG

Nenhum comentário: