terça-feira, 15 de março de 2011

VERIFIQUE SE SEU FILHO FALA E OUVE BEM

VERIFIQUE SE SEU FILHO FALA E OUVE BEM

Algumas dicas para você observar o desenvolvimento de uma criança Idade Audição e

Compreensão SIM/NÃO

Fala SIM/NÃO

4 a 5 anos

· A criança ouve e compreende o que as pessoas conversam em casa? SIM/NÃO

· Ouve e responde já na primeira vez em que é chamada? SIM/NÃO

· Ouve quando se conversa com ela em voz baixa? SIM/NÃO

· As pessoas que têm contato com a criança crêem que ela ouve bem?SIM/NÃO


· Pronuncia bem os sons da língua,com exceção de um ou dois?SIM/NÃO

· Usa o mesmo tipo de frases que a família?SIM/NÃO

· A voz da criança difere da de outras crianças por não ser clara
(com rouquidão, esforço)SIM/NÃO



2 1/2 a 4 anos

· A criança entende as conversações com facilidade?SIM/NÃO

· Ouve quando a chamam de um outro cômodo?SIM/NÃO

· Costuma ouvir TV ou música no mesmo volume que as demais pessoas da casa?SIM/NÃO

· Entende a diferença entre palavras do tipo "subir" e "descer" ou a
diferença entre frases como "O menino beijou a mamãe" e "A mamãe beijou o
menino"?SIM/NÃO

· Consegue apontar figuras em um livro quando alguém as nomeia?SIM/NÃO

· Percebe os sons que há ao seu redor: carros, telefone, campainhas,
animais, etc.SIM/NÃO

· Está conseguindo pronunciarSIM/NÃO

a maioria dos sons da fala?SIM/NÃO

· As pessoas conseguem compreender sua fala?SIM/NÃO

· Repete palavras na mesma frase?SIM/NÃO

· Seu vocabulário tem aumentado constantemente?SIM/NÃO

· Constrói frases de 2 ou 3 palavras?SIM/NÃO

· Faz muita perguntas com "que" e "por que"?SIM/NÃO

· Está usando menos sons que pareciam sem signifcado?SIM/NÃO

· Está deixando de repetir o que as pessoas dizem?SIM/NÃO

1 1/2 a 2 anos

· Consegue cumprir duas ordens seguidas como "Pegue a bola e ponha
em cima da mesa"?SIM/NÃO


· Usa de 10 a 15 palavras aos 2 anos?SIM/NÃO

· Costuma ficar repetindo o que lhe dizem?SIM/NÃO

· Forma frases com 2 palavras?SIM/NÃO


9meses a 1 ano

· Responde quando lhe perguntam se quer mais ou quando pedem que se
aproxime?SIM/NÃO

· Procura pela pessoa que a está chamando?SIM/NÃO


· Fala "palavras", ainda que não sejam claras?SIM/NÃO


· Gosta de imitar sons? SIM/NÃO

· Procura localizar sons novos?SIM/NÃO


· Presta atenção quando tem gente falando?SIM/NÃO


· Usa sílabas ou vocaliza com entonação como se quisesse dizer algo?SIM/NÃO


· Usa a voz para chamar a atenção?SIM/NÃO


· Usa gestos para se comunicar?SIM/NÃO


6 a 9 meses

· Responde ou reage quando é chamado pelo nome?SIM/NÃO


· Responde ou reage quando se diz "não"?SIM/NÃO

· Percebe sons novos e os procura?SIM/NÃO


· Volta a cabeça para o local do som?SIM/NÃO


· Balbucia sons parecidos com os da fala dos pais, embora não compreensíveis?SIM/NÃO


· Produz muitos sons diferentes? SIM/NÃO

3 a 6 meses

· A criança volta-se para as pessoas que falam ao seu redor? SIM /NÃO

· Sorri quando falam com ela? SIM/NÃO

· Para o que está fazendo para ficar escutando sons ou a voz das pessoas? SIM/NÃO

· Parece reconhecer a voz da mãe? SIM/NÃO

· A criança balbucia? SIM/NÃO

· Grita ou vocaliza de maneiras diferentes para expressar diferentes
necessidades? SIM/NÃO

· Fica repetindo os mesmos sons como se estivesse brincando com
eles? SIM/NÃO

Recémnascido até 3 meses

· Fica atenta quando é chamada? SIM/NÃO

· Fica assustada ou chora quando ouve ruídos fortes? SIM/NÃO

· Acorda com barulhos fortes? SIM/NÃO

· Produz vocalizações ou ruídos? SIM /NÃO

· Respostas positivas indicam que a criança está apresentando comportamentos esperados para sua faixa etária.
· Respostas negativas podem significar dificuldades no desenvolvimento.
Recomendações
Cuidados para que a fala, a linguagem e a audição das crianças se desenvolvam bem:
· Converse com a criança com naturalidade e não como se estivesse imitando a um bebê.
· De atenção à criança: escute-a e fale com ela desde seu nascimento. Falar é um ato natural. Não force a criança.
· Existem erros ou enganos que são esperados que a criança faça quando está aprendendo a falar. Aceite-os e não
lhe peça que fale mais devagar ou que fique repetindo.
· Se há necessidade de falar muito alto com a criança, ou de ficar repetindo as coisas, para que ela preste atenção
ou compreenda, procure um especialista para um exame de audição.
· Se existe alguma dúvida em relação ao bom desenvolvimento da comunicação e audição de seu filho, consulte um
especialista. Nunca deixe o tempo passar se há suspeitas de que algo não está correndo bem.
Referência: Programa de Prevenção da ASHA - American Speech-Language-Hearing Association
Traduzido e adaptado por Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi - CEFAC - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica


fonte : IBCM

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