terça-feira, 6 de outubro de 2009

Manifestação reúne 5 mil policiais militares no centro de Porto Alegre






A caminhada realizada pela ABAMF, ASSTBM e ASOFBM, em favor da PEC 300, na manhã de hoje(5/10), contou com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas. Foi decidido em votação, na frente do Palácio Piratini que a categoria está em assembleia geral permanente e foi recusado o percentual de 3% oferecido pelo governo estadual a vigorar em 2010. Diversos políticos estiveram presentes, entre esses, o relator da comissão especial que trata da questão, deputado federal Major Fábio, o deputado Enio Bacci e o deputado federal Paulo Pimenta. Parlamentares de nível estadual e municipal também se fizeram presentes: deputados estaduais Marquinho Lang e Fabiano Pereira, os vereadores da capital, Maurício Dzietrich, Carlos Todeschini, o vereador de Uruguaiana, José Clemente e o vereador de Pelotas Diaroni Santos. Outras personalidades demonstraram apoio a PEC 300 como o ex-ouvidor da segurança pública do estado, Adão Paiani. Integrantes da Família Brigadiana como IBCM, Assasepodi e MBM, marcaram o apoio ao movimento.
A manifestação iniciou próximo das 10hs 30min. Com muitas faixas, cartazes e um caminhão de som, a mobilização chamou atenção de quem andava pelo centro e de toda a imprensa, que acompanhou o movimento. Lembrando que os salários pagos na Brigada Militar estão entre os piores do Brasil a “Caminhada da Dignidade” percorreu as ruas dos Andradas, Caldas Júnior, Siqueira Campos, avenida Borges de Medeiros e rua Jerônimo Coelho, até a concentração em frente ao Palácio Piratini.
Para o presidente da ABAMF, Leonel Lucas, “a participação foi muito boa”, destacando que vieram brigadianos de várias localidades do RS. João Francisco Parliarini, de Passo Fundo, disse que dois ônibus vieram para a capital, “saímos às 5h 30min para participar da caminhada.
A todo o momento era lembrado que os homens e mulheres que participavam do ato reivindicatório eram integrantes da segurança pública em busca de melhores salários. Para o deputado Enio Bacci, “dar salário justo para o PM é dar melhores condições para o enfrentamento a criminalidade”. Lembrou que denunciou que os brigadianos usavam telefones particulares porque as viaturas estavam mudas quando fez parte do governo. Já, o deputado Major Fábio, afirmou que o pensamento da comissão é de colocar um piso nacional tendo como referência o Distrito Federal, “ esse é o pensamento de toda a comissão”, disse.
Os deputados estaduais Fabiano Pereira e Marquinho Lang comprometeram-se a colher assinaturas no Legislativo gaúcho em favor da PEC 300. Na opinião da maioria dos participantes do evento, chegou a hora e mostrar a força da categoria que como lembrou o Major Fábio durante o discurso, protege políticos, juízes e outras pessoas importantes, mas está sem proteger a própria família num país em que a cada 17 minutos tomba um policial militar.
Mais detalhes da caminhada você lerá no Jornal Tribuna Brigadiana
Fonte : ABAMF

Nenhum comentário: