sábado, 4 de julho de 2009

Valorização profissional é eixo temático mais procurado da Conferência Estadual da Segurança Pública

A Conferência Estadual da Segurança Pública, que começou às 16h dessa sexta-feira (03) e segue até às 13h do domingo (05), no Salão de Atos e no Prédio 50 da PUC, em Porto Alegre, vai eleger representantes e apontar sete princípios e 21 diretrizes em segurança pública, a serem encaminhados para a Conferência Nacional da Segurança Pública, que acontece de 27 a 30 de agosto, em Brasília/DF.
Sete eixos temáticos estão no centro dos debates: 1 - Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo; 2 - Financiamento e gestão da política pública de segurança; 3 - Valorização profissional e otimização das condições de trabalho; 4 - Repressão qualificada da criminalidade; 5 - Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura da paz; 6 - Diretrizes para o sistema penitenciário; e 7 - Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes. As proposições escolhidas serão encaminhadas para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que ocorre de 27 a 30 de agosto próximo, em Brasília/DF.
Tendo como coordenador-geral o secretário-adjunto da Segurança Pública, Rubens Edison Pinto, a Conferência Estadual reúne representantes dos Trabalhadores em Segurança (30%), Poder Público (30%) e Sociedade Civil (40%). Buscaram inscrição na etapa estadual 168 representantes do Poder Público, 359 da Sociedade Civil e 601 dos Trabalhadores em Segurança.
Os três eixos temáticos mais disputados pelos participantes são o 3 (Valorização profissional), com 298 inscritos, o 1 (Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo), com 202 inscritos, e o eixo 5 (Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura da paz), que somou 201 inscrições.
Ao final da Conferência gaúcha serão eleitos para o evento nacional 37 representantes dos Trabalhadores em Segurança, 36 da Sociedade Civil e, sob critério exclusivo do Ministério da Justiça, os representantes do Poder Público.
Fonte :SSP

Nenhum comentário: