sábado, 10 de janeiro de 2009

PEC permite serviço militar nas polícias militares e bombeiros

Projeto 09/01/09 - 14:59 h

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 301/08, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que torna possível o serviço militar obrigatório também nas polícias militares e corpos de bombeiros dos estados.

A intenção, segundo seu autor, é criar uma alternativa que faculte aos estados o recrutamento de jovens para servirem nessas instituições.

Para que os serviços prestados nesses órgãos tenham o mesmo efeito do serviço obrigatório realizado nas Forças Armadas, a PEC propõe a dispensa do serviço para quem servir à PM ou aos bombeiros.

Isso possibilita aos estados a alternativa de abrir espaço para o serviço de jovens em suas instituições de segurança.

A PEC também deixa claro que a dispensa do serviço militar obrigatório para mulheres e integrantes do clero não os isenta de outro tipo de serviço alternativo. Pelo texto, essa possibilidade será regulamentada em lei.
Sucesso na Colômbia
Onyx Lorenzoni argumenta que o serviço na PM e nos bombeiros, principalmente junto às comunidades onde o jovem está inserido, foi um sucesso na Colômbia, e a experiência poderia ser implantada nos estados brasileiros.
"Além de maior integração entre as forças militares e as populações envolvidas, a medida reduziu sensivelmente o índice de criminalidade", diz o deputado. Ocorrências de assaltos, sequestros e homicídios, nessas áreas, caiu em torno de 78%, 26% e 16%, respectivamente.
Além disso, mais jovens poderiam prestar o serviço militar, uma vez que somente em 2008, a estimativa é de que mais de um milhão de adolescentes tenham sido dispensados porque as Forças Armadas não dispõem de recursos suficientes para gastos com alimentação, fardamento, alojamento e soldo de todos que prestarem o serviço. Anualmente, menos de cem mil jovens são incorporados.
Tramitação
A admissibilidade da proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o mérito da PEC, que ainda deverá ser votada em dois turnos pelo Plenário.
Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Íntegra da proposta:
- PEC-301/2008
Notícias anteriores:
Policial do DF poderá ter promoção ao passar para a reserva
Segurança aprova mudanças no serviço voluntário da PM
Comissão rejeita bolsa de estudo para policiais e militares
Trabalho rejeita ensino profissionalizante para recruta
Segurança aprova mudanças no serviço voluntário da PM
Jobim apresenta pontos principais do Plano de Defesa
Congresso vai analisar propostas para Plano de Defesa Nacional
PEC torna serviço militar facultativo
Proposta regionaliza serviço voluntário na PM
Serviço militar pode mudar, diz ministro
Proposta cria serviço social obrigatório

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br Fonte : http://www.camara.gov.br/
Fonte : Agencia Camara

Um comentário:

Osnar Leivas disse...

Manifesto um comentário , quanto ao serviço militar nas PM e BM que se olharmos pelo lado social estaremos disciplinando e preparando um cidadão para ter um norte na vida , mas ao mesmo tempo a PM e BM estará assumindo mais uma além dos PM temporarios , onde preparará e quando estiver em condições de prestar um serviço é liberado , e ainda se já há dificuldade de efetivo para linha de frente , pergunto de onde sairá os instrutores para treinarem esses recrutas e nem se falando em instalações para alojar que é outro caso .